Do pano ao papel: qual é o melhor coador de café?
Ei compadre! Você aí, que tá começando a se aventurar pelo universo dos grãos especiais e se interessando mais por métodos, equipamentos e complexidade sensorial. Este texto foi feito especialmente pra você. Cola com a gente aqui do Jota Blog pra dar seus primeiros passos nesse caminho (sem volta, já alertamos)!

O papo de hoje é sobre coador de café, meu chapa. Mais especificamente, sobre as diferenças entre o filtro de pano e o de papel. Bora falar desses dois instrumentos e entender a bebida que cada um entrega na sua xícara? Prepara um coado aí e vem pra esta leitura.
Origem do coador de papel
Meu querido, você sabe que a gente é fã de contar um bom causo além de espalhar conhecimento cafezeiro por aí, né? Então, se aprochegue nesta história supimpa. O filtro de papel foi criado por Melitta Bentz, uma dona de casa alemã que adorava tomar café. Reconhece o primeiro nome? Famoso demais!
Ela estava incomodada com a quantidade de resíduo que ficava em sua xícara, até que, em 1908, tomou uma decisão revolucionária: arrancou uma folha de papel do caderno dos filhos pra reter o pó de café durante o despejo da água. O resultado? Uma bebida mais limpa, mais homogênea e menos amarga! Essa mulher incrível foi realmente visionária.

Atualmente, o filtro de papel está ainda melhor. Muita tecnologia foi investida nesse tipo de coador de café para que ele fosse o item indispensável que é hoje. Feito de celulose, ele tem furos bem pequenininhos que permitem que a água flua, extraindo a bebida, mas retendo o pó de café e seus óleos essenciais. Gostou de conhecer o surgimento e a evolução de um superstar como ele?
Origem do coador de pano
Nós demos uma fuçada de grão em grão nos registros históricos cafeeiros, mas não encontramos nenhuma autoria confirmada do filtro de pano. Então, será que ele foi criado por uma avó, que fazia o melhor café com sabor de infância e memória afetiva? É brincadeira, mas não podemos dizer que não é provável, né não?

O que se sabe é que filtrar o cafezão em algum tipo de tecido se tornou uma prática comum, ao longo da popularização da bebida, para evitar os resíduos. Atualmente, os melhores filtros de pano são feitos 100% de algodão pouco poroso. Quer conhecer as diferenças entre ele e o coador de café de papel? Veja mais abaixo!
Diferenças sensoriais
Pra quem tá começando a se interessar por café de verdade, o nosso querido cafezão especial, uma boa dica é: experimentar e ir deixando as papilas gustativas familiarizadas. No aspecto sensorial, o filtro de café e o de pano entregam sensações diferentes na xícara.
Com o filtro de papel, você tem um café suave. A bebida sai mais clara, e pode ser mais fácil extrair a acidez além da doçura. Quanto ao corpo, você pode sentir o líquido “leve” na boca, justamente porque não há qualquer acúmulo residual de pó na xícara.
Já o filtro de pano é mais raiz. Comparado ao de papel, ele pode se assemelhar mais à prensa francesa por extrair um café mais encorpado. Além disso, o tecido deixa os óleos essenciais passarem pra bebida, deixando-a mais turva na xícara. Esse método favorece a extração de doçura (e mesmo de um amargor na medida!) pra quem gosta de um cafezão mais intenso.
Diferenças técnicas
A moagem indicada tanto para o filtro de papel quanto para o de pano é a média, para não entupir os microfuros dos materiais. Quando você usa o pó muito fino, ele forma uma borra bem compacta na parte de baixo, dificultando a passagem da água e favorecendo o surgimento daquele amargor esquisitão, sabe?
O tempo de infusão também não é tão diferente. O coador de papel pode ser mais lento se for usado em um porta-filtro tradicional, ou mais rápido se for usado em um porta-filtro Hario V60, que tem um buraco maior pra facilitar o escoamento. O de pano costuma segurar um pouco mais a água, dependendo de como é feita a trama do tecido. Como esses tempos são parecidos, você pode escolher a receita que quiser e definir a duração da extração.

Quanto à manutenção, não tem muito segredo. O filtro de papel deve ser descartado logo após o uso. Já o coador de pano tem a premissa de ser reutilizável, mas você tem que lavar bem depois de usar e guardar o item na geladeira, pra evitar a proliferação de bactérias.
E não custa lembrar, né, compadre? Quando o filtro de pano ficar encardido que nem meia velha, daquelas que a mãe encontrava depois de você passar o dia se arrastando no chão e dizia que ia jogar direto fora, troque o bichin! Se você consumir bastante café, pode ser indicado pegar um novo mensalmente.
Diferenças ambientais
Já que falamos há pouco do descarte do filtro de papel, vamos aprofundar um pouco mais o papo da sustentabilidade. Por ser totalmente descartável, esse tipo de coador gera mais acúmulo de resíduos no meio ambiente, já que vai pro lixo depois de cada extração.
O coador de pano pode ser uma alternativa mais interessante pra quem busca um estilo de vida com menos produção de lixo. O fato de ele ser reutilizável se alinha, inclusive, com a proposta de sustentabilidade inerente à produção de café especial, que se preocupa com a redução de impactos no meio ambiente.
Diferenças culturais
A escolha entre o coador de café de papel ou o de pano também passa por práticas culturais. O primeiro costuma ser adotado por quem não tem muito tempo pra ficar fazendo a manutenção do material. O item descartável torna o dia a dia mais prático, né? Coou, bebeu, ficou feliz, jogou fora.
O filtro de pano, por outro lado, tem toda uma pegada de ritual matinal. Ele remete a um momento mais artesanal de extração do café, que relembra os velhos tempos e celebra o momento presente de beber uma xícara caprichada. Ele pode não ser o mais prático, comparado ao papel, mas com certeza mantém uma tradição saborosa.
Faça os melhores coados com os grãos da Fazenda Jotacê!
Compadre, verdade verdadeira aqui: tanto faz o tipo de coador de café que você escolher. A gente passa pano pro filtro de papel e faz papel de mestre ao usar o filtro de pano. O que mais importa, na real, é consumir grãos de qualidade e apreciar sua bebida com tranquilidade!

Aproveite pra se esbaldar nos nossos grãos e prepare seu cafezão em todos os métodos que quiser!