Conheça os diferentes tipos de café e explore um mundo de possibilidades sensoriais

O café é como um super-herói disfarçado de bebida! Ele nos salva das manhãs sonolentas, nos encoraja a encarar qualquer desafio e já é considerado um ícone da cultura popular. Não é para menos! Com tantos tipos de café, variedades de sabores e inovações no preparo, tem horas que parece que ele tem superpoderes.

Tipos de café sendo colhidos na Fazenda Jotacê, com colhedores trabalhando entre os cafezais sob o sol.

Essa bebida lendária já dominou o mundo e nos convida para uma jornada sensorial repleta de descobertas. Por isso, hoje, vamos convocar todos os cafezeiros de plantão para explorar esse universo fascinante dos grãos de cafés especiais. Preparado?

A variedade do café

Mesmo sendo conhecedores profundos do assunto, ficamos intrigados com a variedade de tipos de café que encontramos nesse mundão afora. Existem 124 espécies do famoso gênero Coffea, mas somente duas são cultivadas e se transformam na bebida que tanto apreciamos: Arábica e Canéfora.

Elas são divididas em diferentes variedades, cada uma com um estilão próprio, que nos surpreende a cada gole. É pássaro? É avião? Não, é simplesmente uma diversidade que produz aromas, sabores e corpos diferentes! Essa versatilidade traz inúmeras possibilidades, permitindo criar preparos variados, adicionando mais uma camada de complexidade aos grãos.

Intenso, cremoso, frutado, com corpo equilibrado, com notas de chocolate... O preparo da bebida serve para ressaltar todos esses potenciais de cada variedade de grão! É uma expedição contínua rumo a uma aventura cheia de sabor e energia. No fim, o que importa é a experiência que você tem ao tomar um café mais do que especial!

Conheça os diferentes tipos de grãos de café

Para começar a desvendar os mistérios do nosso herói, vamos falar dos principais grãos produzidos no Brasil. Eles têm características diferentes, moldadas por fatores como altitude das plantações, tipo de solo, processo de colheita e método de torra. Complicados, mas perfeitinhos.

Vários tipos de café em xícaras em uma mesa, com uma bela paisagem de montanhas ao fundo ao amanhecer.

Essas etapas influenciam diretamente os tipos de café, que apresentam composições e sabores variados. É exatamente por isso que os grãos têm o (super)poder de transformar cada xícara em uma experiência única.

Canéfora

Essa espécie é bastante popular aqui no Brasil. Tem duas variedades: o Conilon e o café Robusta. O nome dessa última não mente: o grão é parrudo, mesmo. O Canéfora apresenta alta concentração de cafeína, sabor acentuado e aroma marcante. Por isso, é o preferido para compor blends.

Vinda da África, a espécie é extremamente resistente, sendo a segunda mais comercializada em todo o mundo. Só perde para o famoso Arábica, que você já espia a seguir.

Arábica

Original da Etiópia, o café Arábica é a espécie mais produzida e consumida do mundo. Em geral, tem sabor suave e levemente adocicado em comparação com o Canéfora. Por isso, é muito utilizado nas produções especiais e gourmet. Também é rico em antioxidantes, que ajudam a fortalecer a saúde. Confira algumas variedades a seguir!

Mundo Novo

Esse é um dos tipos de café originados pelo cruzamento de outros cultivares, nesse caso, o Sumatra e o Bourbon Vermelho. Ele se destaca por aroma suave, acidez média e sabor adocicado. Graças a essas características, aparece muito em drinks e smoothies.

Bourbon

De origem francesa, o café Bourbon é considerado um dos melhores do mundo. É de tomar fazendo biquinho, mesmo. Aqui no Brasil, é largamente produzido no sul de Minas Gerais, oferecendo um sabor suave e complexo. Em geral, as notas adocicadas puxam para chocolate e avelã.

Catuaí

Esse é um grão encontrado somente no Brasil. Isso mesmo, prata da casa! Resultado do cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Caturra, o Catuaí é a estrela principal do nosso famoso Kawá Caramelo, o café especial mais amado do país. Na Fazenda Jotacê, ele reina absoluto!

Retrato de um agricultor de café na Fazenda Jotacê com plantações de café e montanhas ao fundo.

E olha que beleza: ele pode ser encontrado com frutos vermelhos e amarelos, Alguns Catuaís revelam notas de caramelo e até de banana na bebida. Imagina só, um café que é praticamente uma sobremesa! Coisa boa, não é?

Caturra

Mais uma variedade brasileira, muito comum em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O café Caturra é mais suave e aromático, de excelente qualidade. Não tem nada a ver com a banana, viu? A principal característica é a doçura natural, acentuada por notas que passeiam por nozes e chocolate.

Arara

Com um bicho desse dando nome ao café, o Arara é uma joia brasileira que surgiu do cruzamento entre o Obatã e o Catuaí Amarelo. Originado nos laboratórios de pesquisa agronômica do Brasil, essa variedade é conhecida pela resistência a doenças e pela colheita tardia, que ajuda a aliviar a trabalheira no período da colheita. Mas o que realmente se destaca é o sabor: suave e doce, com notas que podem lembrar frutas amarelas maduras e até um toque de mel. 

Classificações de café

Já sabemos quais são os principais tipos de grãos. Agora, bora falar das categorias. Eita, existem mais classificações especiais? Pois é, compadre, nós avisamos que o grão é versátil!

Xícara de café em uma mesa com paisagem de montanhas ao fundo durante o amanhecer, destacando a tranquilidade do local.

Bom, se os grãos são tão incríveis, têm mais é que receber pontos pelas potencialidades que revelam! Quem teve essa ideia foi a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Ela avalia o café conforme a qualidade, atribuindo a ele uma nota que vai de 0 a 100. Esse padrão é estabelecido pela Specialty Coffee Association (SCA), que determina os parâmetros da disputa. O resultado ficou assim:

  • acima de 80 pontos: café especial e extraordinário;
  • entre 75 a 80 pontos: café gourmet;
  • entre 70 a 75 pontos: café superior/premium;
  • entre 65 a 70 pontos: café tradicional;
  • abaixo de 65 pontos: café extraforte.

Você já sabe, mas, como dizem algumas avós por aí, “não fará mar” repetir. Nossa régua é alta: só trabalhamos com cafés que tenham mais de 80 pontos! A Fazenda Jotacê só joga pra esse mundão a produção de especialidade, feita na responsa da terra à torra. Afinal, amamos o universo cafeeiro tanto quanto você, então, queremos compartilhar essa experiência da melhor forma!

O resultado de tudo isso: bebidas deliciosas feitas com os melhores cafés!

Tudo muito bão, tudo muito bem. Você já sabe diferenciar os tipos de grão e determinar a qualidade. E agora? O que fazer com todo esse conhecimento? Botar num método de preparo e extrair a melhor bebida, uai! Dá para elaborar uma infinidade de receitas criativas e incrivelmente saborosas. Bora conferir algumas? Veja aí:

  • coado: o tradicional que faz parte dos nossos lares e corações;
  • espresso: esse é aquele café puro feito sob pressão, que não leva nenhum outro ingrediente;
  • cappuccino: italiano legítimo, feito com café espresso e leite vaporizado, resultando em uma combinação bem cremosa;
  • macchiato: um espresso de responsa, com um pouco de leite vaporizado para equilibrar;
  • mocaccino: deliciosa mistura de leite vaporizado, café espresso e uma calda cremosa de chocolate ou caramelo;
  • caffè latte: o nosso amado café com leite, muito conhecido aqui no Brasil como pingado;
  • irish coffee: receita irlandesa que leva café e uísque, finalizada por uma camada de creme.

Fazenda Jotacê: tipos de café que fazem seu tipo!

Esperamos que você tenha se deleitado com essa jornada sensorial que começa nos campos ensolarados e termina na sua caneca favorita. A celebração dos sabores não para por aqui! Venha experimentar os vários tipos de café da Fazenda Jotacê! Já adiantamos: um dos melhores da atualidade é o Kawá Caramelo, o nosso grão naturalmente doce! Confira!

Fazenda Jotacê com plantações de café ao entardecer, mostrando uma bela paisagem de montanhas e o logo da Fazenda Jotacê

Vista superior de pé de café desfocado e pacote de 1 Kg de Café Kawa Caramelo da Fazenda Jotacê  sobre mesa de madeira
O Café Naturalmente Doce

Kawá Caramelo

Fique 100% satisfeito ou receba seu dinheiro de volta