Você sabe qual é a temperatura ideal para passar café? Bora descobrir

Você é daqueles que fica matutando sobre a temperatura ideal para passar café? Ela deve ser alta ou mais baixa? Pode ferver a água? É, compadre, dá mesmo para fritar os miolos pensando no assunto! Afinal, esse é um dos passos essenciais para garantir aqueles sabores e aromas irresistíveis.

Barista preparando café no método pour-over com foco na temperatura ideal. Excelente para dicas de controle de temperatura."

Na verdade, a temperatura da água influencia, e muito, a qualidade da bebida. Além do fato de ninguém gostar de queimar a língua na hora apreciar um cafezão especial, né? Por isso, estamos aqui para desvendar o processo como verdadeiros alquimistas cafeeiros, trazendo a resposta para essa dúvida!

A importância da temperatura no preparo do café

Sabia que o café tem mais de 1.000 compostos que afetam os sabores e aromas que percebemos? Como uma mágica, o processo de coagem torna solúveis substâncias como ácidos, açúcares e óleos, fazendo um perfume irresistível emergir da xícara e revelando um sabor surpreendente.

É aí que entra a precisão! Se a água estiver morna, pode extrair menos notas dos grãos. Por outro lado, se ela estiver quente demais, também pode tirar deles alguns sensoriais desagradáveis ao paladar. Dessa forma, a temperatura do café deve andar na corda bamba, sem cair para um lado nem para o outro.

Relação entre a temperatura e a extração do café

Certo, Zé! Então, como saber qual é essa temperatura ideal para passar café? Bom, para começar, é importante pensar no tipo de extração: coado, espresso, cold brew e assim por diante. Em cada método, as coisas são feitas de um jeito diferente.

Colagem de etapas do preparo de café com diferentes métodos. Ideal para guias de preparo de café.

Como o nosso propósito hoje não é ensinar quais são os tipos de extração, falaremos de uma forma genérica. Em geral, a temperatura da água durante o preparo do café influencia seu sabor da seguinte forma:

Temperatura muito alta

Se a temperatura da água estiver muito alta durante a extração, pode liberar compostos indesejados que tornam o café amargo ou mais ácido. Assim, sai aquela bebida que você prova e faz careta, com aquele gosto desagradável que prejudica a experiência sensorial.  

Temperatura muito baixa

Por outro lado, se a temperatura estiver muito baixa, ela não dá conta de extrair os óleos aromáticos dos grãos, tornando a bebida mais rala, sem todo aquele sabor potente, sem toda aquela complexidade característica. Assim, algumas características do café, como a doçura, podem não ser totalmente extraídas. 

Xícara de café sendo enchida com café fresco, com vapor subindo na cozinha moderna. Ideal para dicas de preparo de café.

Temperatura ideal

Quando a temperatura da água é considerada ideal, você tem uma bebida de qualidade, com sabor e aroma equilibrados. É a combinação perfeita entre a proporção de doçura, amargor e acidez. Esse café não tem só corpo: ele tem alma! Essa complexidade possibilita a percepção de notas sensoriais, como as de frutas, chocolate e mel e mais uma variedade absurda.

Qual é a temperatura certa da água para o café?

Ótimo, mas ainda temos aquela questão que é o motivo da nossa prosa aqui: qual é a temperatura ideal para passar café? Para servir de referência, a National Coffee Association (NCA), a Associação Nacional de Café norte-americana, diz que ela deve ser entre 90 °C a 96 °C.

Lembrando que a água ferve com a temperatura em torno dos 100ºC. Com isso, o melhor é esperar até a borbulha começar e desligar o fogo. Ok, Zé, mas não há o risco de o café queimar? A resposta é: com certeza, não!

Barista profissional vertendo café em copos na bancada, com efeitos de vapor colorido. Perfeito para conteúdo sobre técnicas de barista

Você pode usar água fervendo para fazer café sem problema algum. Pense cá conosco: antes dos grãos chegarem à sua casa, eles passaram por um processo de torrefação que varia de 180ºC a 200ºC. Uma aguinha a míseros 100ºC não vai nem fazer cócegas! Portanto, fique tranquilo! Os danados são mais resistentes do que parecem.

Como a temperatura interfere no sabor do café?

Até aqui, você entendeu que existe uma forte relação entre a temperatura para passar o café e o sabor da bebida, certo? Porém, nossa exploração alquimista de hoje não para por aí: exatamente como ela interfere no gosto dos nossos amados grãos?

Vamos lá! Nós percebemos os sabores por meio das papilas gustativas localizadas em nossa língua. São elas que enviam para o cérebro as sensações de doçura, amargor e acidez que temos assim damos o primeiro gole de café.

Xícara de café quente com vapor colorido subindo, em uma cozinha com iluminação dramática.

As papilas gustativas não brincam em serviço: elas reagem de maneiras diferentes às moléculas do café dependendo da temperatura. Eita, agora complicou! Quer dizer que, à medida que a bebida esfria, o sabor altera? Sim, é exatamente isso!

Então, qual é a temperatura ideal para passar café, nesse caso? Bom, é a mesma. A nossa sugestão, agora, é explorar ainda mais essa jornada sensorial. Bora para uma experiência para aproveitar todo o potencial da bebida? Dê uma olhada nas nossas dicas:

  • entre 82 °C e 85 °C: essa é considerada pela National Coffee Association (NCA) uma boa temperatura para servir o café;
  • a partir de 76 °C: a percepção dos aromas é acentuada;
  • em torno de 70 ºC: notamos melhor a intensidade da torra;
  • aos 56° C: é quando o amargor fica mais intenso;
  • lá pelos 50 ºC: as notas mais complexas aparecem;
  • abaixo de 50 ºC: percebemos mais uma penca de sabores, incluindo o doce, o ácido, o frutado, entre outros.

Dicas para controlar a temperatura no preparo da bebida

Se você quiser ter mais controle sobre o seu preparo, sugerimos alguns equipamentos para verificar a temperatura exata da água, como um termômetro culinário. Ele também pode aferir a quantas anda o café depois de pronto. Inclusive, existem modelos digitais, que nem precisam entrar em contato com o líquido para medir, trazendo mais praticidade e higiene.

Mas se acalme, cabra! Pode esquentar a água, mas também pode esfriar a cabeça. Não precisa ficar se preocupando em sentir todos os sabores do universo em cada café que você preparar. Esses parâmetros de temperatura servem apenas como referência, para você saber qual novidade pode encontrar em cada gole à medida que a bebida esfria.

Café sendo servido com vapor verde flutuando no ar, em uma cozinha estilosa

Para que enquadrar o café em uma caixinha, sendo que ele tem tanto potencial? Deixe o danado livre, e fique livre também para curtir a bebida da forma como desejar. Afinal, a obra de arte se resolve nos olhos (ou nas papilas gustativas) de quem está apreciando. 

Café e conteúdo de qualidade: encontre na Fazenda Jotacê!

Com essas dicas, temos certeza de que identificar a temperatura ideal para passar café não será mais um problema! Aproveite para conferir mais conteúdos aqui do blog da Fazenda Jotacê enquanto saboreia aquele cafezão especial. Tem muita dica boa esperando por você! 

Pessoa degustando café especial da Fazenda Jotacê com fundo colorido e estilizado.

Vista superior de pé de café desfocado e pacote de 1 Kg de Café Kawa Caramelo da Fazenda Jotacê  sobre mesa de madeira
O Café Naturalmente Doce

Kawá Caramelo

Fique 100% satisfeito ou receba seu dinheiro de volta