Existe uma medida para fazer café ideal? Descubra a seguir

Nós, aqui da Fazenda Jotacê, estamos sempre nos esforçando para responder às dúvidas existenciais dos nossos compadres cafezeiros. Afinal, a nossa existência também está dividida entre a.C. e d.C.: antes do Café e depois do Café. Então, além de pensarem sobre o sentido da vida, muitos matutam até fritar os miolos sobre a medida para fazer café. Existe uma proporção ideal?

Ilustração de Filtro cônico de café sobre balança digital e texto A Medida do Café Perfeito

Antes que o assunto vire uma crise, vamos lembrar que a subjetividade faz parte da resposta, certo? O que faz você feliz pode ser uma desgraça para outros. Afinal, gosto não se discute! O que importa é encontrar a chave da realização cafeeira: o equilíbrio perfeito. Pegue sua xícara e acompanhe as nossas reflexões a seguir!

Como a proporção de água x café interfere no sabor da bebida?

Compadre, o segredo da felicidade cafeeira pode ser resumido em uma única palavra: proporção. Essa relação entre a quantidade de água e café influencia diretamente a qualidade da bebida, sendo um dos fatores determinantes entre uma mistura dos deuses ou o fracasso total.

Parece exagero? Bom, não é! Durante o processo de extração, é justamente a proporção de café e água que pode deixar a bebida rala, equilibrada ou amarga. Assim, a medida dos ingredientes garante a harmonia entre o sabor e a intensidade, gerando aquele cafezão capaz de revitalizar a alma.

Existe uma medida certa para fazer café?

Dizem por aí que o famoso músico Beethoven, um fã declarado da bebida, usava sempre 60 grãos de café por xícara, contando-os um por um. Como o gênio que era, ele sabia o que realmente importa nesta vida: tomar um lote especial, fresquinho e equilibrado!

Ilustração de Beethoven contando grãos de café para começar seu preparo

Eita! Temos que contar os grãos para encontrar a medida para fazer café? Olha, se você preferir essa forma de preparo, fique à vontade. Porém, para quem não tem essa paciência de Jó, podemos tentar estabelecer uma golden ratio, chamada aqui por nós de “proporção áurea dos grãos especiais”.

Vamos começar do começo. O que significa esse sinal metido de dois-pontos quando falamos de proporção? O que é esse tal de 1:10, 1:15 e assim por diante? Saca só: o primeiro número refere-se à quantidade de café em gramas, e o segundo à quantidade de água em mililitros. Quanto menor a diferença entre esses valores, mais concentrada é a bebida.

Então, 1:10 equivale a 1 g de café para 10 mL de água. Já 1:15 significa 1 g de café para 15 mL de água, resultando em uma bebida mais diluída, já que usa a mesma quantidade de pó em mais líquido.

Aí, você pergunta: meu senhor, quem passa apenas 10 mL de café? Ninguém é maluco a esse ponto! Tá certo, compadre. Logo já respondemos que, para ter uma noção dessa proporção na quantidade real que preparamos da bebida, basta multiplicar os valores proporcionalmente.

Vamos à equação: 10 g de pó + 100 mL de água = um majestoso café coado. Se você quer saber como chegamos a essa conclusão, ela é baseada na preferência nacional por uma bebida mais concentrada. Porém, o ideal é que você tenha a sua própria fórmula do sucesso e utilize-a com determinação em sua trajetória cafeeira.  

Dicas de medidas e preparo do café

Assim era no princípio: a busca pela medida para fazer café perfeita. Pensando em ajudar você a alcançar essa meta, trouxemos algumas dicas que facilitam o preparo. Agora, é só colocar em prática as suas habilidades barísticas!

Balança de café vintage sobre mesa de cafeteria e ao fundo uma rua italiana

Adquira uma balança de precisão

A balança de precisão é como a bola do jogador ou a faca do chef: é uma baita companheira para os apaixonados por café. Essa ferramenta é de grande ajuda para desvendar os mistérios da bebida perfeita, ajudando a medir a quantidade de grãos e água. Com ela, o café sai com proporções tão exatas que até parece uma obra de arte da época do Classicismo!

Não tem esse equipamento? Tranquilo, damos um jeitinho! Em uma colher de sopa cheia cabe, em média, de 10 a 13 g de pó de café. Para ter a medida da água, utilize um copo americano, que comporta entre 150 e 170 mL.

Use água filtrada

Sabia que a qualidade da água impacta o sabor da bebida? Portanto, mesmo que o preparo passe pelo processo de fervura, é importante utilizar a opção filtrada. Ela é livre de gostos residuais desagradáveis.

Ajuste a proporção conforme o método de preparo

Cada método exige medidas de café e água diferentes. Por isso, ao calcular as proporções, pense se a bebida será um espresso, um coado, um preparo encorpado na prensa francesa, entre outras opções. Assim, você conseguirá extrair o melhor dos grãos. Para facilitar, trazemos algumas sugestões de referência:

  • filtro de papel: nesse caso, uma boa proporção é de 10 g de pó para 100 a 130 mL de água;
  • cafeteira italiana: nesse modo de preparo, recomenda-se usar 10 g de café para 130 a 160 mL de água;
  • prensa francesa: aqui, uma sugestão de proporção é 10 g de café para 120 a 150 mL de água.

Defina o tipo de café que você busca

Definir a proporção é como um experimento científico. Não existe certo e errado na hora de determinar a medida para fazer café. Então, a melhor estratégia é experimentar e ajustar o preparo conforme o seu gosto e o seu método de extração preferido. 

Ilustração vintage de provadores de café analisando diferentes proporções e receitas da bebida

Dica extra: sugestões de medidas para variar a intensidade do café

Como falamos anteriormente, existe gosto para tudo. Há quem prefira um cafezão daqueles de curar a ressaca; tem quem aprecie o equilíbrio; e ainda quem se identifique com a leveza e a suavidade de um café que parece um cafuné.

Vamos visualizar a proporção, amigão: gosta da bebida tão forte que parece tinta? É 1:10 na veia! Curte sentir a complexidade de várias notas distribuídas na boca? Um 1:15 vai muito bem, obrigado! 

O que importa é que a experiência de degustar uma excelente bebida desperte seus sentidos e transforme momentos comuns em ocasiões especiais. Para facilitar o seu processo de customização, temos alguns macetes ensinando como preparar café variando a intensidade.

  • Para um café mais suave: utilize a medida de 10 g de pó para 150 mL de água. Isso equivale a 20 g de pó para 300 mL de água e assim por diante.
  • Para um café mais intenso: experimente usar 10 g de pó para 100 mL de água. Isso equivale a 20 g de pó para 200 mL de água e por aí vai.

Fazenda Jotacê: cafés que superam suas expectativas!

Após descobrir a medida para fazer café, você está pronto para se aventurar por novos sabores e apreciar a essência da vida em cada gole. Estamos aqui para ajudar você nessa jornada sensorial, reunindo grãos com notas únicas. Quer mais uma dica? Experimente o Kawá Caramelo e sinta a diferença! 

Homem sentado e de olhos fechados enquanto aprecia uma xícara de café da Fazenda Jotacê

Vista superior de pé de café desfocado e pacote de 1 Kg de Café Kawa Caramelo da Fazenda Jotacê  sobre mesa de madeira
O Café Naturalmente Doce

Kawá Caramelo

Fique 100% satisfeito ou receba seu dinheiro de volta