Você sabe como usar a roda de sabores do café? Descubra!

Ei você, Sherlock Holmes. Imagina decifrar os segredos ocultos dos grãos de café com a mesma facilidade com que soma 2+2. Reconhecer cafés frutados, florais, doces, amendoados; descobrir que tem até café com gosto de borracha e gambá! São tantas opções que até dá um nó no cérebro. Quer desvendar cada um desses sabores? A resposta está na roda de sabores do café.

Aula sobre a roda de sabores do café em uma cafeteria dos anos 80.

Tá achando que eu tô falando grego? Calma, já te explico, compadre! Essa ferramenta prática vai te ajudar a identificar as características do café que mais combinam com o seu gosto. Prepare-se, porque depois de ler isso aqui, você nunca mais vai tomar seu café do mesmo jeito.

O que é a roda de sabores do café?

Além de delicioso e saudável, o café apresenta uma variedade fenomenal de nuances: os sabores vão praticamente ao infinito e além. Por isso, vale a pena aprender como explorar esse universo sensorial rico e aproveitar ao máximo os benefícios da bebida.

Para facilitar esse processo, a Specialty Coffee Association (SCA) criou, em 1995, a roda de aromas e sabores do café. A princípio, a metodologia foi desenvolvida para provadores com o intuito de padronizar a classificação de sabor dos grãos ao redor do mundo. Com o tempo, sofreu alterações e tornou-se útil para todos os fãs da bebida.

Homem apontando para uma roda de sabores do café em uma cafeteria retrô.

Hoje, ela combina ciência, pesquisas e conhecimento adquirido pelos produtores ao longo de décadas, fornecendo um guia descritivo com os principais atributos do café. Assim, a bonita ajuda tanto profissionais quanto consumidores, guiando uma experiência única e diferenciada. Até parece a roda da fortuna pela riqueza sensorial!

Como funciona a roda de sabores?

Após essa breve explicação, chegou a hora de responder à pergunta que não quer calar: como funciona a roda de sabores do café? Primeiro, vale entender como ela é formada.

Geralmente, ela apresenta três seções, com categorias que representam sabores distintos. No centro da roda, encontram-se as características primárias, que vão crescendo em complexidade até a extremidade.

**CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SUA RODA DE SABORES**

Categorias primárias da roda de sabores do café

A nossa busca por um café excepcional e cheio de sensações marcantes começa pela primeira seção (central). Ela servirá como o passo inicial no desbravamento desse novo mundo degustativo, sendo composta pelas categorias:

  • café floral;
  • Café frutado;  
  • café com sabor azedo/fermentado;
  • café verde/vegetal;
  • café doce;
  • café com sabor de noz/cacau;
  • café com sabor de especiarias;
  • café sabor assado;
  • outros sabores de café.

Utilizando a roda de sabores no dia a dia

Agora, é hora de aprender como utilizar a roda de sabores do café. O processo é moleza. O truque é ler de dentro para fora, baseado no que você sente ao provar aquele cafezão especial.

Pessoas degustando café em uma mesa com uma roda de sabores do café e uma máquina de café expresso.

Para facilitar a compreensão, nada melhor do que um exemplo, não é? Bora lá! Imagine que você moeu e coou os seus grãos favoritos e, ao saboreá-los, sentiu algumas notas adocicadas.

E agora, José? Basta procurar a categoria "doce" no interior da ferramenta. Feito isso, note que existem outras subcategorias que definem de maneira detalhada esse café doce. Se ele for bem adocicado, pode lembrar baunilha ou açúcar mascavo, por exemplo.

Imagine que você identificou um sabor parecido com açúcar mascavo. Nesse caso, vá para a terceira seção e veja a qual nuance ele se assemelha: mel, caramelizado, xarope de bordo ou melaço. Resumidamente, sua análise poderia ficar assim:

  • 1ª seção: doce;
  • 2ª seção: açúcar mascavo;
  • 3ª seção: caramelizado.

Como a roda de sabores pode ajudar a escolher o café que mais combina com você?

Pronto! Já é possível saber qual é o seu sensorial preferido utilizando a roda de sabores do café. O próximo passo é escolher os tipos de grãos com essas características. Quer uma ajuda? A Fazenda Jotacê tem diversos lotes, com notas para todos os gostos. 

Utilize o modelo para selecionar o café especial com os atributos que você procura e, depois, é só mergulhar de cabeça na sua experiência sensorial preferida. Nosso catálogo é repleto de alternativas. A complexidade dos nossos grãos é de surpreender até o mais cético dos degustadores.

Grupo animado ao redor de uma mesa com uma roda de sabores do café e uma cafeteira.

Vale ressaltar que cada atributo da roda tem uma especificação diferente, que pode ser utilizada na hora de identificar o lote que você quer comprar. Assim, uma boa dica é observar as duas primeiras categorias e procurar o equivalente aos sabores desejados na embalagem do café.

Por que alguns cafés apresentam sabores esquisitos?

Você começou a utilizar a roda de sabores e desfrutar daquele café encorpado e sensacional. No entanto, notou um trem meio estranho: algumas categorias têm nomes como borracha, gambá e petróleo. 

Quais sabores seriam esses? Será que o café com gosto de papelão, caldo de carne ou mofo é bom? Na verdade, compadre, não é! Esses termos referem-se aos grãos de baixa qualidade ou aos erros de torra que prejudicam as propriedades do produto.

Grupo de pessoas degustando café em uma sessão de cupping em uma cafeteria dos anos 80.

Lembrando que muitos cafés comuns são produzidos de qualquer jeito, escondendo impurezas e mascarando sabores ruins com torras extra-fortes. Quando você começa a refinar o paladar, nota que esses grãos esquisitos são uma bizarrice atrás da outra. Por isso, é importante adquirir os melhores lotes, produzidos com rígidos padrões de qualidade.

Conheça os cafés especiais da Fazenda Jotacê!

Esperamos que você tenha gostado de aprender como usar a roda de sabores do café para aprimorar sua experiência sensorial com nossa bebida de cada dia. Na Fazenda Jotacê, você encontra um universo de possibilidades, com tudo para tornar seu ritual cafeeiro ainda mais marcante!

Cientistas em um laboratório de café na Fazenda Jotacê.

Experimente os nossos cafés especiais! Não tem pra ninguém, nossos sensoriais são originais e têm qualidade superior. Uma dica de amigo: comece com o Kawá Caramelo e, depois, explore os diversos sabores identificados na roda e presentes em nosso catálogo!


Vista superior de pé de café desfocado e pacote de 1 Kg de Café Kawa Caramelo da Fazenda Jotacê  sobre mesa de madeira
O Café Naturalmente Doce

Kawá Caramelo

Fique 100% satisfeito ou receba seu dinheiro de volta