Conheça as vantagens de tomar café sem açúcar!
Compadre, já pega a sua xícara e puxa o banquinho pra cá que o assunto de hoje é polêmico: o tal do café sem açúcar! Tem gente que defende com unhas e dentes a bebida pura, enquanto outras pessoas são fãs daquela adoçadinha básica pra driblar o amargor. Independentemente da sua preferência, esse é um tema que rende uma prosa boa!
Sabemos que adoçar o café é uma prática comum. Tem desde o caboclo que coloca só um pouquinho de açúcar, até aquele que parte pra ignorância e despeja quase o pacote de 1 kg inteiro na bebida.

Aliás, também sabemos que esse sabor amargo-adocicado é o preferido de muita gente… mas será que ele é bom mesmo, ou é só costume? Será que dá pra apreciar o café sem açúcar? Continue lendo, que a gente te convence rapidim!
Por que o café é amargo?
Vamos começar já soltando uma bomba aqui: o café não é amargo! Na verdade, ele é naturalmente doce, afinal, é uma fruta! A cereja do café tem açúcares naturais, então, em teoria, eles deveriam aparecer na bebida. Mas então, por que é tão comum associarmos o cafezão ao amargor?
Isso acontece por causa da torra, meu amigo. O café convencional, que encontramos por aí nas prateleiras de mercado, passa por um processo de torra muito intenso. Uai, por quê? Pra disfarçar a matéria-prima de baixa qualidade
Nesse tipo de produto, infelizmente, não é só café que é processado. O controle de qualidade não é muito criterioso: junto dos grãos saudáveis estão os estragados, além de uns gravetos, uns bichinhos que ficam na plantação… bastante coisa ruim.

Aí, vem o quê? Uma torra power pra praticamente carbonizar tudo isso, padronizando o sabor do café convencional. E sabe o que mais? O produto já vem moído, que é pra não ter jeito de você notar que ali tem mais coisa do que deveria. Se você toma esse café sem açúcar, não tem outra saída: vai sentir apenas o amargor forte. Por isso que é tão comum adoçar!
E qual é a desse café que não é amargo?
Você, que acompanha o Jotablog há um tempo, já deve ter lido por aqui sobre o nosso caminho da salvação: o café especial. A gente bate muito nessa tecla, já que é literalmente a nossa especialidade. Sim, o cafezão naturalmente doce existe, e nós queremos propagar ele pelo nosso Brasilzão da massa!
Na Fazenda Jotacê, trabalhamos exclusivamente com café especial. Nesse tipo de produção, há um controle de qualidade bem detalhado do plantio até a torra. Nós fazemos o preparo adequado do solo, colhemos no período certo apenas grãos selecionados, realizamos processos de secagem e beneficiamento específicos e, por fim, desenhamos um perfil de torra pra cada variedade plantada.
Saca só: se a torra é pensada pra cada grão, ela foca no sensorial maravilhoso que ele deve expressar na xícara! Portanto, o amargor perde o foco, dando espaço para nuances como a acidez, que se manifesta de diferentes formas, e a doçura natural que já mencionamos.

Dependendo do café especial, ele pode até ter um amargor sutil, mas não é nada comparado àquele soco na boca e no estômago causado pelo produto convencional. Viu só? Tá convencido pela produção de especialidade?
Então, tomar nosso café sem açúcar faz bem pra alma, compadre! Com um cafezão especial, não é necessário adoçar justamente porque não é necessário suavizar o amargor, já que ele não é protagonista. Você pode explorar uma nova jornada de sabores dessa bebida que é nosso néctar do dia a dia!
Vantagens de tomar café sem açúcar
Até aqui, falamos dos benefícios sensoriais de mandar o açúcar pra longe e sentir a complexidade incrível de sabores do cafezão especial. Agora, é hora de falar de saúde.
Afinal, também nos preocupamos se nossos compadres cafezeiros estão com tudo em dia com o corpo e a mente. Podemos começar abordando uma das principais vantagens de tomar café sem açúcar: calorias a menos!
Sim, senhor! Café sem açúcar emagrece, já que você corta o ingrediente calórico. É claro que isso só acontece quando está aliado a uma dieta balanceada, que equilibra a sua ingestão de calorias.

Além disso, reforçamos que nós somos especializados no cafezão, e não na saúde humana; então, se a redução de peso é relevante para você, é importante fazer um acompanhamento com um médico, certo?
De todo modo, viu só que coisa boa? Se você tava se perguntando se café sem açúcar quebra jejum intermitente, a resposta é: não. Uma xícara não adoçada oferece pouco mais de 2 calorias, ou seja, não vai interferir na sua prática. Ainda, consumir menos açúcar ajuda a prevenir ou controlar doenças como a diabetes e manter a saúde bucal.
Dicas para mudar o hábito
Compadre, a ideia de tomar café sem açúcar te conquistou? O caminho pode parecer ousado para os acostumados com aquele amargor adocicado característico, mas é possível! Primeiro, comece a explorar grãos especiais como os da Fazenda Jotacê. Eles vão contribuindo para você sair do registro do amargor e adentrar um universo de outras possibilidades sensoriais.
A aventura pelos cafés especiais é um convite para você experimentar sabores e entender seus gostos de maneira mais ampla. Por isso, também aproveite para conhecer diferentes equipamentos, métodos de preparo e receitas. Que tal um café mais intenso na prensa francesa? Ou então um coado mais suave com mais doçura natural? Prove e aprove tudo do seu jeito!
Fazenda Jotacê: cafés naturalmente doces
A bem da verdade, tanto o café sem açúcar quanto o adoçado pegam num lugar afetivo pra todos nós, né não? Se for botar reparo, cada pessoa tem uma lembrança gostosa de algum momento regado por essa bebida, seja aquela memória da infância com cheirinho de café na casa da vó, seja aquele momento gostoso com os compadres mais chegados, que ficam contando causos com uma xícara na mão.
Então, se você curte adoçar, vai com parcimônia, mas fica à vontade. O importante é estar feliz tomando um cafezão!

Porém, como gostamos de puxar a sardinha (ou a saca) pro nosso lado, queremos te apresentar as maravilhas dos nossos sensoriais. Um bom começo pra deixar o açúcar de lado é o nosso Kawá Caramelo, naturalmente doce. Juramos prucê: dá pra sentir as notas carameladadas docinhas se espalhando pela boca, sem precisar adoçar. E esse grão ainda tem aroma de doce de leite. Perfeito, não é? Aproveite!