Como armazenar café em grão do jeito certo?
O ritual é sempre o mesmo: você recebe seus grãos de ouro em casa, abre o pacote, sente o aroma maravilhoso, pega seu método do coração e extrai a bebida dos deuses. Depois de tudo isso, vem a pergunta que não quer calar: como armazenar café em grão?

Afinal, compadre que é compadre mesmo, sabe: para manter aroma e sabor tinindo até o final do pacote, é preciso guardar os grãos adequadamente. É fato que o café perde esse potencial ao longo dos dias porque vai perdendo o frescor. Porém, dá pra fazer ele segurar a onda por mais tempo com algumas dicas!
Tem certo e errado?
Olha, pra gente não ficar aqui impondo regras, vamos dizer que tem práticas que são mais recomendadas. Pense junto: o café é a semente da fruta, ou seja, ele é um elemento natural que sofre o impacto das ações do ar, da umidade, da luz e do calor, mesmo após ser processado e torrado. Tudo isso retira dele o frescor e a potência sensorial.
O ar acelera a oxidação. Eita, o café fica enferrujado? Não, Zé! Esse é um processo químico que vai desfazendo os óleos e compostos aromáticos e sensoriais do grão. Aí, ele fica tristim de dar dó, perdendo todo o brilho que tinha inicialmente. É por isso que, com o passar do tempo, o cafezão fica mais “fraco” de aroma e mesmo de sabor.

Já a umidade é o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, que também podem alterar os aspectos sensoriais, além de fazerem mal para a saúde. A luz e o calor, por sua vez, também interferem nos compostos químicos. Em resumo: saber como armazenar café em grão direitim protege ele de tudo isso.
Como armazenar café da melhor forma?
Chegou a hora da verdade. Não se preocupe, Zé: é tudo simples, não tem bicho de sete cabeças aqui, não! Queremos te dar essas dicas não só pra você sempre tomar a bebida mais fresca possível, mas também pra honrar o processo tão cuidadoso dos produtores com o cafezão especial! Bora ver como armazenar café em grão?
Sai pra lá, oxigênio!
Se você tem um pote hermético em casa, essa é a melhor opção. Esse tipo de recipiente tem uma vedação impecável pra impedir que nada de ar ou umidade entre em contato com os grãos de café. Isso preserva seu cafezão por mais tempo: quanto menos contato com o oxigênio, menor a ação da oxidação. Se a vasilha for escura, melhor ainda, pra proteger também da luz! Anotou aí?
Algumas embalagens de café também têm uma válvula unidirecional, você já viu? Ela ajuda na liberação de gases sem comprometer a qualidade do grão. Esse mecanismo apenas manda pra fora o ar que tá dentro do pacote, criando uma espécie de vácuo que deixa os grãos resguardados.
Variação de temperatura? Aqui não!
Sabia que a variação de temperatura do ambiente também prejudica o café? Saca só: se nós mesmos ficamos doentes quando, de um dia pro outro, o tempo muda completamente, imagina nossos singelos e delicados grãos! Não podemos controlar o clima, mas podemos guardar o cafezão em um local adequado.

Então, saber como armazenar café em grão envolve deixar ele bem quietinho e guardadinho em um lugar de boa, longe do calor ou do frio excessivos. Perto do fogão? Nem pensar! Dentro da geladeira? Jamais!
Afinal, você já viu um tesouro à vista, a céu aberto, para todo mundo passar a mão? Não, até porque preciosidade que é preciosidade fica escondida para ser preservada. Então, mantenha os grãos em um local arejado, que não sofra variação de temperatura constantemente e esteja protegido da luz e da umidade, ok? Um armário longe da janela pode ser uma boa opção.
Por que moer o café na hora?
Compadre, vamos direto ao ponto: quando você compra o café moído, ele já tem mais superfície de contato com o ar. Por isso, a oxidação acontece mais rápido, e ele perde o frescor antes. Agora, comprando ele em grãos, a história é diferente: você preserva todo o potencial do bonito por muito mais tempo.
Além disso, com um café moído na hora de consumir, é como se você jogasse ali uma granada e aguardasse a explosão diretamente na bebida. Como o frescor sempre estará no pico, você sente todo aquele sensorial complexo e exibido em um cafezão fresco sem frescura! As notas sensoriais ficam mais intensas e o aroma fica ainda mais delicioso.

Pensou em comprar o café em grãos e moer tudo de uma vez para agilizar? Que pressa é essa, rapaz? O rolê é fazer todo esse processo mais artesanal mesmo, moendo apenas o que vai consumir no momento. A moagem na hora já faz parte do ritual sagrado cafeeiro.
Resumão das dicas para armazenar seu café
Conselho bom, nós damos de graça, sim. Afinal, saber como armazenar café é ótimo para todo mundo: quem faz, quem toma e quem só sente o cheiro. Com todas essas dicas em mãos, você guarda seu produto em grãos, moído ou extraído no seu método preferido com frescor e com louvor. Saca só os mandamentos cafeeiros:
-
Escolherás recipientes escuros e com ótima vedação;
-
Manterás a embalagem distante do calor, da claridade e da umidade. Lugar de café é longe de janelas, fogões, fornos, torneiras, etc.;
-
Comprarás apenas o café que consumirás por mês. Assim, terás uma bebida fresquinha e deliciosa todos os dias;
-
Moerás a quantidade certa para extração minutos antes de consumir a bebida;
-
Escolherás um bom recipiente térmico para armazenar o café extraído;
-
Não manterás o café extraído guardado por longos períodos.

Café fresco é com a Fazenda Jotacê!
E aí, gostou de aprender mais sobre como armazenar café em grão? Para ter uma experiência inesquecível, conheça os grãos especiais da Fazenda Jotacê. Mais uma dica de amigo: comece pelo café Kawá Caramelo. Seu ritual cafeeiro nunca mais vai ser o mesmo!