Conheça os nutrientes do café e saiba quais benefícios a bebida traz à saúde

Quem não adora sentir a chacoalhada revigorante de uma xícara de café especial?  Sabia que o café é muito mais do que um simples estimulante? Os nutrientes do café formam uma verdadeira mina de ouro e causam um bem danado à saúde!

Benefícios do café que você não conhecia: imagem com coração humano e xícara de café, destacando as vantagens desconhecidas do consumo de café.

E já que as coisas boas dessa vida têm que ser compartilhadas, criamos este artigo superexclusivo para desvendar os principais nutrientes do café e esmiuçar seus incríveis benefícios. Bora conferir?

Nutrientes que compõem o café

Como é agradável aquela sensação de bem-estar que temos após tomar um delicioso café! Acordamos na mesma hora, já prontos para encarar qualquer parada. Agora, imagine se a bebida nossa de cada dia trouxer outras vantagens, como prevenção a doenças cardiovasculares e ação antienvelhecimento precoce?

Aí é bom demais, né? Os diversos nutrientes do café podem fazer muito pela nossa saúde. Alguns exemplos são os antioxidantes, vitaminas e minerais. A união faz a força, então, todos eles juntos melhoram os estados físico e mental, deixando o organismo "zero bala". Venha conhecê-los melhor!   

Cafeína

A cafeína é um dos principais componentes do café. Ela estimula o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e a concentração. Além disso, quando dizemos que o café nos dá forças para encarar a semana, não é brincadeira, não! A substância também aumenta resistência ao esforço físico.

Café e saúde mental: imagem representando os benefícios do café para o cérebro e coração com ícones e grãos de café ao redor de uma xícara.

Antioxidantes

Muita gente não sabe, mas o café é antioxidante. O grão é composto por substâncias, como os ácidos clorogênicos, que podem neutralizar os radicais livres. Se você ainda não está familiarizado com esse termo, vamos lá: basicamente, eles são os vilões que danificam as células e o DNA do corpo. Estragam, mesmo. Por isso que é tão importante dar um chega pra lá nesses daí!

Vitaminas

Essa bebida é tudo de bão mesmo, meu camarada! Ela também é cheia de vitaminas do complexo B, conhecidas como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3). Esses nutrientes do café favorecem a memória, regulam a circulação sanguínea, reduzem o colesterol, ajudam a controlar o diabetes, entre outras ações favoráveis à saúde.

Minerais

Os benefícios do café não param por aí! Os grãos são ricos em minerais, como o magnésio, o potássio e o fósforo. Esses malandros regulam diversas funções fisiológicas, atuam no sistema nervoso e fortalecem os ossos.

Café é bom para a saúde?

Já deu para perceber que o café faz bem para saúde, certo? O danado é bom mesmo, e não só de gosto! Quando você degusta um produto de qualidade, cuidadosamente selecionado, com torra controlada e embalado da maneira ideal, o seu organismo comemora.

Benefícios do café para o coração e saúde geral: imagem mostrando uma mão segurando uma caneca de café com ícones de coração saudável e grãos de café.

Como especialistas em cafés especiais, nós já sacamos muitas das vantagens trazidas pelo consumo regular. Por isso, trouxemos algumas delas aqui para apresentar aos nossos compadres, que também não vivem sem a bebida. Olha só o que ela pode fazer pelo nosso corpo!

Evita doenças cardiovasculares

Entre os benefícios que os nutrientes do café oferecem ao corpo, podemos destacar a melhora no funcionamento do sistema cardiovascular. Por ser rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, ele deixa as artérias firmes e fortes, ajudando a evitar o infarto e o derrame.  

Acelera o metabolismo

Outra propriedade do café é a ação termogênica. Isso significa que ele acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico. É ótimo para regular o organismo, deixando-o já pronto para a próxima xícara.

Previne o câncer

Lembra dos radicais livres, aqueles vilões que destroem as células? Bom, eles são ruins pra burro, mesmo. Sabia que também podem causar câncer? Portanto, os antioxidantes presentes no café ajudam a prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de tumores.

Café vs. Câncer: imagem estilo quadrinhos dos anos 80 mostrando um grão de café personificado lutando contra células cancerígenas com mensagens sobre antioxidantes.

Evita a depressão

Compadre, o grão nosso de cada dia ajuda até no combate à depressão! Por influenciar o sistema nervoso central, ele aumenta a disposição, reduz a ansiedade e melhora o humor. Além disso, aquele cheirinho delicioso da bebida atrai mais gente para apreciar, não é? Sempre dá para ter uma prosa das boas durante a interação social regada a café.

Dúvidas comuns sobre os efeitos do café no organismo

Mesmo que café seja tudo de bom, algumas pessoas ficam em dúvida quanto aos efeitos dele ao organismo. Há quem diga que ele pode fazer mal para o estômago, elevar a pressão arterial e trazer outros danos à saúde.

No entanto, nós chegamos até aqui listando vários benefícios do café. Afinal, qual é a verdade? O danado faz bem ou mal? A resposta a essa pergunta é: depende! Assim como acontece com outras bebidas e quitutes que amamos, "enfiar o pé na jaca" não faz bem.

Café e saúde: imagem mostrando uma caneca de café e ilustrações de corações e elementos saudáveis associados ao consumo de café.

Por mais que dê vontade de tomar de balde aquele cafezão, na hora de apreciar o nosso elixir feito de grãos especiais, o equilíbrio é fundamental. Dessa forma, lembre-se do exemplo deixado pelo álcool: aprecie a bebida com moderação. Na dúvida, consulte um profissional de saúde, que poderá recomendar a quantidade ideal de café para você.

Dicas para se beneficiar com os nutrientes do café

Sabemos que o café traz vantagens para a saúde. Agora, como podemos aproveitar ao máximo as propriedades dele? Nossa dica de ouro é utilizar apenas grãos de qualidade, que conservam as características  naturais do fruto, como sabor, aroma e nutrientes.

Certo, mas quais são esses grãos? Aqueles que não têm defeitos ou impurezas, nem passam por torras extrafortes. Você pode identificar um café de baixa qualidade pelo sabor amargo que chega a dar nó na língua, ou mesmo pelo cheiro de queimado. Nesses, você não encontra nutriente algum.  

Por fim, vale incrementar seu ritual cafeeiro com alimentos nutritivos que realçam o sabor da bebida. Sabe a tal da harmonização? Então, que tal complementar o cantinho do café com chocolate 70% cacau, cookies integrais, amêndoas e castanhas? Assim, você potencializa os efeitos benéficos enquanto aprecia outras delícias saudáveis.  

Fazenda Jotacê Cafés Especiais: imagem com explosão de grãos de café em torno de uma xícara de café, destacando a marca Fazenda Jotacê.

Vem saber mais sobre o universo do café!

Quantas vantagens reunidas em uma xícara, não é mesmo? Aqui, além de conhecer melhor os nutrientes do café, você tem acesso a outros conteúdos exclusivos sobre todo o universo desses grãos maravilhosos. Continue navegando pelo blog da Fazenda Jotacê e confira mais dicas imperdíveis! 


Vista superior de pé de café desfocado e pacote de 1 Kg de Café Kawa Caramelo da Fazenda Jotacê  sobre mesa de madeira
O Café Naturalmente Doce

Kawá Caramelo

Fique 100% satisfeito ou receba seu dinheiro de volta